quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Tim Burton




Tim Burton recebeu ontem o Leão de Ouro Honorário no Festival de Veneza. Gostava de ter lá estado a bater palmas!
Segundo o director da Bienal de Veneza, Marc Muller, o Leão de Ouro honorário consagra aqueles «que põem magia e imaginação no mundo do cinema». De facto, dificilmente me ocorreria o nome de um realizador vivo mais merecedor de um prémio com estas características.
Eduardo Mãos de Tesoura, Estranho Mundo de Jack, e num outro registo, Ed Wood, são filmes que guardo no lugar que destino a tudo aquilo que me fascinou pela estranheza como a fantasia se pode apresentar no mais delirante jogo entre a magia, a candura e o horror.
Se os filmes de Tim Burton me fazem correr para uma sala de cinema - na Primavera teremos Sweeney Todd - , o livro por ele escrito e ilustrado, A Morte Melancólica do Rapaz Ostra & Outras Estórias, editado em 2000 pela desaparecida editora Errata e reeditado recentemente pela Antígona, é o mais precioso conjunto de histórias sobre rapazes e raparigas diferentes (... como Eduardo e as suas mãos de tesoura) que conheço.


São vinte e três pequenas histórias em verso, umas engraçadas, outras carregadas de tristeza e melancolia, por vezes no limite do suportável.
Não é um livro para crianças pequenas, embora o possam ler com agrado. Mas é um livro para crianças, whatever that means!



A Rapariga Vodu


É feita de retalhos,
tem pele de algodão
e muitos alfinetes coloridos
saídos do coração

Tem um magnífico par
de olhos em espiral
por si utilizados
para hipnotizar namorados.

Tem muitos zombies diferentes
de que nunca se cansa.
Até tem um zombie
oriundo de França.

Mas sabe que não pode vencer
a sua terrível maldição,
pois se alguém de aproxima dela
perfura-lhe o coração.


Tim Burton, "A Morte Melancólica do Rapaz Ostra & Outras Estórias"

Sem comentários: